SEU PET PODE TE LEVAR PARA A CADEIA?
- lebiouepb
- 16 de nov. de 2023
- 4 min de leitura
____________________________________________________________________________________________________ Por: Lucas Ramos Cunha

Olá, amigos! Imagine aí ver uma calopsita presa em uma gaiola, você tem vontade de libertá-la? Agora me diz uma coisa: esse animal em questão é silvestre ou exótico? AAA não sabe a diferença? Vou te dar um spoiler: em alguns casos, saber essa diferença pode te livrar da cadeia. Me chamo Capitão Lucas e hoje vou falar para vocês sobre ...
________________________ . . . a introdução de animais exóticos na natureza.

__________ "É o nome dado a um conjunto de comunidade que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente."_____________________________________________________
Inicialmente temos que entender o que é um ecossistema: “É o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente”. Então podemos ver que é tudo uma questão de equilíbrio. Mas como?
É o seguinte, um ser depende do outro para sobreviver. Quer seja para se alimentar ou usar para abrigo e proteção, por exemplo. Esses organismos necessitam do ambiente para conseguir se alimentar, se hidratar, fugir de predadores, ou seja, viver. Para isso o ser vivo precisa estar bem adaptado aquele meio onde está inserido. Imagine você que mora em uma região como o nordeste onde o clima é quente e alguém te leva para o polo sul. Você iria sentir um friozinho, né ? O mesmo acontece com uma espécie que é retirada de seu local de origem, ela estranha as condições diferentes.
Depois de saber tudo isso, você já tem uma ideia da relação entre as espécie que habitam determinada região com seus ambientes. Caso uma espécie seja retirada do ciclo, o equilíbrio vai ser quebrado. Da mesma forma que ao introduzir uma espécie nova também vai gerar alterações. Essa nova espécie tanto pode não ter sucesso como pode se reproduzir excessivamente tornando-se uma praga. É desse contexto que vem a ideia de animais silvestres, selvagens e exóticos. Você sabe a diferença entre eles?
- Animais silvestres são os passarinhos, papagaios, corujas, cobras, jabutis, sapos, peixes, macacos, tamanduás, onças e tantos outros que vivem na natureza ou foram retirados da natureza a poucas gerações.
- Um animal silvestre também pode ser um animal selvagem, ou seja, vive em seu habitat natural, não é domesticado e reage se distanciando ou fugindo das pessoas. Alguns ainda podem apresentar comportamento agressivo e dificuldade de viver em contato com humanos.
- Já o animal exótico é aquele que não pertence à fauna do país em que se encontra. Alguns animais são lembrados quando falamos em animais exóticos que foram inseridos no Brasil, dentre eles podemos citar: o javali (Sus scrofa), o coral-sol (Tubastraea spp.), o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) e o caracol-gigante-africano (Achatina fulica).
No Brasil, em 2005, foi feito o primeiro diagnóstico realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que revelou 543 espécies exóticas invasoras, incluindo espécies que afetam o meio ambiente (marinho, águas continentais e terrestre), a saúde e os sistemas produtivos (agricultura, pecuária e silvicultura).
Agora que você já sabe a diferença, me responde uma pergunta: que motivo leva essas espécies exóticas, de outros países a chegarem aqui no Brasil? Se sua resposta foi a comercialização está correta. Então o homem usa esses animais como alimento ou até mesmo como animal de estimação. Alguns destes são bastante conhecidos e até mesmo você pode possuir um em sua casa, como por exemplo, calopsitas, periquitos australianos, pítons, cacatuas, furões, porquinhos da índia e Chinchila. Viu como alguns deles são bastante conhecidos?
Você ou alguém da sua família tem algum animalzinho de estimação exótico? Sabia que alguns desses animais necessitam de permissão do Ibama para serem criados ? Mas o que é Ibama? É o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Para mais informações acesse o site clicando no botão abaixo:
Antes de adquirir um animal exótico você precisa saber se é necessário uma licença ou não, confira essa lista com todos os animais que não necessitam de permissão clicando aqui no link abaixo ou através do QR-CODE:

>>>
>>>
Você deve estar pensando: Capitão, agora eu sei quais são os animais que podem ser criados sem licença, mas se eu criar um que precise de licença e eu não tenho essa licença, o que acontece?
Bem, você sabe que não pode e vai criar? É apenas mais uma ocorrência. Outra coisa, a pena é de seis meses a um ano e uma multa. E aí vai criar?
Vou te contar uma ocorrência... certo dia apareceu uma criança de seis anos que viu na televisão uma reportagem referente ao tráfico de animais, no vídeo mostrou vários pássaros em gaiolas. Ela olhou para o seu quintal e lembrou que sua mãe tem duas calopsitas, se desesperou e correu ai, chegou com a gaiola contendo as duas calopsitas e gritando: “Capitão, capitão, capitão… Por favor não prende minha mãe, ela não é criminosa, só tem esses passarinhos, mas eu vim entregar…”. Eu dei uma gargalhada e o menino ficou sem entender.
E aí, o garotinho está correto? Com o que você aprendeu até agora, o que você responderia ao garoto? Mas e no caso de quem tem animais exóticos e realiza a reprodução? Você sabe se pode? Bom, alguns animais só podem ser reproduzidos em criadouros autorizados, se for feita a reprodução em casa pode gerar multa.
Mas vamos trazer para a realidade do nosso país, você acha que é realmente possível ter um controle? O Ibama consegue ir em todas as casas verificar isso? As leis estão aí para todos, é necessário uma ajuda da população com a conscientização e realização de denúncias. Caso você veja alguma situação em que o animal é ilegal ou está sendo criado de forma errada denuncie.
Sabe como denunciar? Ligue para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) usando o número: 0800 061 8080.
Um abraço, Capitão Lucas!
Comments