top of page

O Pequeno Príncipe em: As Plantas Respiram?

  • Foto do escritor: lebiouepb
    lebiouepb
  • 15 de jun. de 2023
  • 1 min de leitura

___________________________________________________________________________________________ Por: Eulália Margarete da Costa Melo

O Pequeno Príncipe amava sua flor com todo seu coração e, por esse motivo, fazia de tudo para deixá-la feliz. Regava-lhe constantemente, a protegia de predadores e dos ventos fortes que poderiam arrancar-lhe as pétalas. Porém, o principezinho estava tão cansado de repetir as mesmas ações que decidiu solucionar seus problemas com uma única ação:

___________________________________ Colocar uma redoma de vidro ao redor da flor!













____________________ "Finalmente estou protegida dos perigos do mundo!"


De início a flor estava tão feliz. “Finalmente estou protegida dos perigos do mundo!”, pensava de dentro de seu novo lar. Mas, com o passar do tempo, a flor começou a fraquejar e ambos começaram a entrar em desespero. “Por que isso está acontecendo?”, questionavam-se cada vez mais preocupados.

E, após pensar um pouco, a resposta ficou tão clara para o pequeno príncipe: A culpa é da redoma! Rapidamente, ele levantou o vidro e a flor voltou a ficar bem. Mas eles não entendiam o porquê isso aconteceu. Por que a redoma, ao invés de ajudar, machucou a planta? O motivo é que as plantas precisam de oxigênio!

Isso mesmo, as plantas respiram. Através de células diferenciadas ao longo de seu corpo, denominadas estômatos, as plantas absorvem oxigênio que é utilizado para gerar energia em seu organismo e assim realizam todas as funções necessárias para viver.

Por esse motivo que a redoma de vidro acabou por machucar a flor do Pequeno Príncipe ao invés de protegê-la, as plantas precisam de um ambiente com ar ao seu redor para ficarem vivas.


______________________ Desse modo, fiquem atentos em nunca prender

suas plantinhas, mesmo com boas intenções!

Comments


LEBio_logo.png

Laboratório
de Ensino
de Biologia

UEPB_icon_branco-removebg-preview.png

universidade estadual da paraíba

R. Baraúnas, 351 - Universitário, Campina Grande, PB, 58.429-500

  • Instagram

@lebio_uepb

  • YouTube

LEBio UEPB

bottom of page