Querido diário, hoje eu vi um... buraco negro!
- lebiouepb
- 28 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de abr. de 2023
__________________________________________________________________________________________________ Por: Raquel Fernandes Vital

Em 12 de maio de 2022, tivemos o anúncio da primeira foto do buraco negro localizado no centro da Via Láctea, o Sagittarius A* (pronuncia-se sagitarius A estrela), que está a uma distância de 25 mil anos-luz da Terra e com uma densidade de 4 milhões de vezes a massa do sol. Mas você pode se perguntar agora, “podemos tirar uma foto de um objeto tão distante?”
_________________________________________________________________________________ Iremos explicar.

______________________________________________ Event Horizon Telescope (EHT)
A colaboração EHT é um projeto que reúne vários radiotelescópios espalhados pelo globo, que captam ondas de rádio (isso mesmo, a mesma da FM ou AM), que juntos formam uma antena do tamanho da Terra. Após uma série de observações durante abril de 2021, produzindo milhares de dados, podemos transformar isso em uma belíssima imagem.
Entretanto, temos um problema, Sagittarius A* é um buraco negro supermassivo sim, mas é pequeno e está próximo demais da Terra (por incrível que pareça). Isso faz com que ele mude rapidamente de posição e forma, por isso as observações foram durante o mês de abril, pois muda em questão de horas, para entenderem melhor, é como tentassem fotografar um “pirralho” do jardim de infância que não para de se mexer.
Para resolver isso, foram usados programas que corrigem a distância dos telescópios, a diferença de tempo e também foram usados outros tipos de ondas para corrigir essas mudanças. E assim podemos ver a imagem de um objeto tão distante, agora te faço uma pergunta:
Comments